Peixes e frutos do mar são excelentes fontes de proteínas, além de vitaminas e minerais. Têm baixo teor de gorduras, e as que estão presentes em sua composição são aquelas que fazem bem à saúde, as gorduras insaturadas como o ômega 3. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa adulta deve comer pelo menos 12 quilos de peixe por ano.

A OMS alerta, porém, para os riscos de problemas de saúde no caso de consumo de pescados impróprios. Para saber se um peixe é fresco, preste atenção nas seguintes orientações da entidade internacional:

  1. Os olhos dos pescados devem estar claros e pouco protuberantes.
  2. Os peixes e os filés inteiros devem ter carne firme e brilhante. A carne opaca pode significar que o peixe não é fresco. O peixe inteiro deve ter brânquias vermelhas e brilhantes.
  3. Para verificar se a carne é fresca, pressione-a com os dedos. Se ela permanecer amassada, não voltando à posição inicial,significa que o peixe não é fresco.
  4. Não deve haver partes escurecidas, amareladas ou descoloradas.
  5. O pescado deve ter um odor fresco e suave. Cheiros fortes e amoníacos indicam que o peixe não deve ser consumido.

Escolhido um peixe fresco, há muitas formas de prepará-lo. Eles podem ser servidos assados, grelhados, ensopados, cozidos e até crus, como na culinária japonesa. Podem também ser usados como ingredientes de tortas, saladas, molhos e pirão. A turma do programa “Tem criança na cozinha”, programa do canal infantil Gloob, ensina duas receitas à base de peixe que fizeram Luisa, Edu e Luigi ficarem com água na boca. As receitas contam com a consultoria técnica de Fabiana Figueiredo, diretora do espaço de culinária infantil Ateliê das Ideias. 

Nuggets dourados de peixe

 Ingredientes:
- 1 xícara de flocos de milho triturados
- 4 filés de peixe de carne branca e firme
- Uma colher de chá de sal
- Suco de um limão
- Meia colher de chá de tomilho
- Meia cebola ralada (opcional)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela misture os flocos de milho e o sal. Em outra tigela misture o suco de limão com o tomilho e a cebola. Corte o peixe em pedaços de cerca de 6 cm. Passe cada pedaço de peixe no limão e depois nos flocos de milho, pressionando para não soltar. Num tabuleiro untado, arrume os filezinhos. Asse no forno médio/alto por 20 minutos, virando os pedaços de peixe no meio do tempo.

Salmão japonês

Ingredientes:
- 300g de filé de salmão
- ¼ de xícara de molho de soja
- ¼ de xícara de água
- 1 colher (de sopa) de gergelim torrado
- 1 cebola pequena cortada em rodelas finas
- 10 minicenouras
- ½ colher (de chá) de óleo de gergelim torrado

Modo de preparo:
Preaqueça o forno em temperatura média (180º/200º).
Coloque o filé de salmão em uma assadeira (se estiver com a pele, ela deve ficar para baixo).
Espalhe os legumes na assadeira.
Em um recipiente, misture a água, o molho de soja e o óleo de gergelim torrado. Despeje em cima do peixe.
Salpique gergelim e cubra com papel alumínio, fechando bem para que o vapor não escape.
Leve ao forno  por cerca de 25 minutos.