Um dos fatores de proteção da saude mais estimulados nos mos anos é o consumo de vegetais crus. Mas, sem a higiene ideal, eles podem passar de aliados a inimigos da saude. Segundo o pediatra Anthony Wong, especialista em toxologia clínica, tanto os alimentos orgânicos quanto aqueles cultivados com o uso de defensivos agrícolas precisam ser preparados adequadamente.

"As lavouras orgânicas recorrem a adubos que podem p saude em risco porque, muitas vezes, são preparados com esterco. Nos mos quatro anos, nos Estados Unidos e na Europa, houve casos de contaminação por bactérias presentes em fezes humanas e animais que levaram pessoas à morte. No caso dos alimentos cultivados com pesticidas, o risco é de ingestão de agrotos. Nos dois casos, os vegetais precisam passar por uma lavagem cuidadosa e demorada em água corrente", diz ele, acrescentando que o uso de cloro e vinagre é útil, mas não é o mais importante.

Saiba quais são os principais cuidados:

Ao preparar a lancheira que as crianças vão levar para a escola, as famílias também devem estar atentas para que microrganismos não se proliferem na merenda da criança. O ideal, segundo o médico, é fugir de ingredientes que sofram alteração com o calor, como laticínios e maionese, além de evitar descascar e cortar as frutas. O médico aprova a iniciativa de escolas que pgeladeiras à disposição das crianças para que conservem seus lanches em temperatura apropriada: "Na falta dela, a família deve providenciar uma lancheira com isolante térmico", ensina o médico.

_ Para as famílias que abandonaram o hábito de cozinhar diariamente e preferem se dedicar ao preparo dos alimentos uma vez por semana, congelando as porções, Wong sugere o uso de recipientes de vidro. Os potes de plástico não devem ser usados, já que estudos demonstraram que compostos presentes nos utensílios de policarbonato, como o bifenol A, podem se transferir para a comida: "O tempo máximo de congelamento também precisa ser observado. Alimentos infantis não devem permanecer estocados por mais de sete dias, já que a segurança térmica dos congeladores caseiros não é total", diz Wong.

_ Em relação aos utensílios de cozinha, Wong recomenda que aqueles que são usados no preparo de alimentos para bebês abaixo de 6 meses de idade sejam esterilizados. A partir dessa idade, lavagem e enxágue cuidadosos são suficientes. Os vasilhames devem ser esterilizados periodicamente, e as embalagens descartáveis nunca devem ser reutilizadas.