Veja as dicas da nutricionista Bia Rique

O calor implacável pode até diminuir o apetite das crianças e dos adolescentes. Para um alimento, porém, é difícil que eles não abram um bocão. Na estação mais quente do ano, sorvetes, incluindo os irresistíveis picolés, podem ser uma alternativa para um lanche refrescante. Mas com ressalvas.

"Sorvetes de frutas, em massa ou picolés, não substituem uma refeição, mas são as opções para sobremesas ou lanches", afirma a nutricionista Bia Rique, representante oficial da Academia Americana de Nutrição no Brasil. "O importante é que sejam à base de água e não contenham creme de leite nem gordura vegetal hidrogenada".

Esse é o caso da polpa de açaí. Apesar de calo, o batido que saiu da Região Norte e tomou o Brasil é muito saudável.

"Ele é fonte de ferro e antioxidantes. Para diminuir a quantidade de calorias, a sugestão é pedir para diminuir a quantidade de xarope de guaraná ou substituí-lo por um pouquinho de açúcar", afirma a nutricionista, enfatizando que as frutas regionais costumam ser valorizadas nas pequenas sorveterias de todo o país.

O importante, segundo ela, é conferir o ro ou a lista de ingredientes e optar por produtos livres de conservantes, corantes e outros aditivos nocivos à saude. Além disso, não vale escolher o sorvete com cuidado e se exceder nas coberturas:

"Temos os sorvetes, mas péssimas caldas. O melhor é colocar apenas frutas frescas ou secas e castanhas, que são muito saudáveis."

Em casa, a dica de Bia é preparar sucos de frutas concentrados em cubos de gelo, adoçados com pouco açúcar ou xarope de agave.

 

Gelo de frutas: confira os sabores sugeridos por Bia Rique

 

Maracujá

Manga

Maracujá com manga

Maracujá com hortelã

Abacate com leite (desnatado ou de soja)

 

Caldas caseiras

 

Laranja: Leve ao fogo o suco da laranja com um pouco de xarope de agave. Deixe reduzir.

Maracujá: Leve ao fogo a polpa do maracujá com um pouco de açúcar. Deixe reduzir.

Manga: Faça um purê com a manga bem madura e leve ao fogo. Não é preciso adoçar.

Frutas vermelhas: Leve ao fogo framboesa, morango e mirtilo com um pouco de água e açúcar. Deixe ferver por alguns minutos e bata no liquidificador.