Já pensou em ter uma hortinha para chamar de sua? Há quem desista antes de tentar, achando que hortas requerem espaço amplo e excelente luminosidade natural. A boa notícia é que é possível sim plantar temperos em apartamentos e casas pequenas – inclusive dentro da cozinha – e até o problema da falta de luz é solucionável. O melhor de tudo é que dá para juntar a família toda na tarefa e ainda garantir comidinhas mais gostosas e mais naturais para pais e filhos.

Ter uma horta de temperos e ervas em casa não é tarefa de outro mundo, mas você precisa ficar atento a alguns cuidados. O engenheiro agrônomo Lucas Oliveira, 27 anos, que junto com a mulher dele, a administradora Suelen Balbino, 29, criou a oficina Jardinagem Gourmet, na Ilha de Guaratiba, Rio de Janeiro, diz que o maior problema de quem quer ter sua própria plantação está nos excessos.

“A maior dificuldade das pessoas é cuidar demais, molhando mais do que a planta precisa; ou não entender que a planta é um ser vivo, e acaba esquecendo de dar água e cuidados”, conta Lucas.