Muitas crianças em idade escolar comem às escondidas, sempre com a esperança de que ninguém nunca vai descobrir o seu segredo. Saiba como lidar com esse problema e ajudá-la a mudar esse hábito.

Entenda o motivo: é importante entender por que uma criança sente tanta necessidade de comer às escondidas. Às vezes, ela não consegue controlar as suas emoções e encontra nos alimentos algo que a acalma. Mantenha-se atento a esse tipo de comportamento, pois, muitas vezes, ele pode estar associado à ansiedade, ao estresse e à tristeza.

Procure ouvir: seja franco com o seu filho e diga que você sabe que ele come às escondidas. Peça, com jeito, para ele explicar o motivo de tal comportamento. Procure ouvir mais do que falar.

Tranquilize seu filho: mostre ao seu filho o quanto você o ama e que fará de tudo para ajudá-lo, seja qual for o problema que o leva a comer em segredo.

Aja de forma positiva: Em vez de simplesmente dizer ao seu filho para não comer às escondidas, o incentive a pedir a comida quando ele sentir vontade. Encontre uma maneira de recompensá-lo quando ele agir dessa forma. Por exemplo, se for uma criança pequena, você pode somar pontos que, ao final de um período que vocês combinarem previamente, ela poderá trocar para comprar um livro ou jogo infantil. Para crianças maiores, esses pontos podem ser usados para trocar por um passeio ou uma ida ao cinema. Sugira outras atividades divertidas para eles fazerem em vez de comer por comer.

Seja paciente: incentive o seu filho a adotar hábitos saudáveis desde os primeiro anos de vida, despertando o interesse por uma alimentação balanceada e a prática diária de atividade física. Mas também cabe aos pais participarem dessas atividades junto com os filhos.

 Fonte: Academia Americana de Pediatria – “Pediatric Obesity: Prevention, Intervention, and Treatment Strategies for Primary Care”.