A cultura do desperdício está em baixa. Insumos preciosos como água e energia são alvos de campanhas de conscientização na TV, no rádio e nas redes sociais. Com os alimentos, a tendência é a mesma: aproveitamento integral é a ordem do dia na área da nutrição. Com o uso de cascas, talos, sementes e folhas, normalmente descartados, é possível tirar o máximo de sabor e nutrientes de frutas, legumes e verduras.

“Jogar fora partes comestíveis de alimentos é antiecológico e vai contra a noção de sustentabilidade tão necessária atualmente. É um compromisso que precisa ser assumido por todas as classes sociais”, afirma a nutricionista Suzete Marcolan, do Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), que desenvolveu receitas com ingredientes para os quais ninguém dá bola.

Segundo Suzete, que realiza oficinas com alunos do Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), as crianças se surpreendem com brigadeiro feito de casca de banana e biscoitos com sementes.

 “Eles adoram! A brincadeira preferida depois de prepararem essas receitas é oferecer para alguém e pedir que adivinhem os ingredientes”.

 Quer preparar uma surpresa em casa? Veja abaixo algumas receitas ou confira a edição digital do livro “33 Surpresas Incríveis – Receitas Saudáveis de Aproveitamento Integral de Frutas, Legumes e Verduras”, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), impresso em papel reciclado e ilustrado por Mariana Massarani: https://elosdasaude.files.wordpress.com/2011/05/33surpresas.pdf

Brigadeiro de casca de banana
Cascas de 3 bananas d`água ou nanica em tiras
1 xícara (chá) de açúcar*
Água suficiente
2 colheres (sopa) de óleo de soja
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de leite em pó
2 colheres (sopa) de achocolatado
1 xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de preparo
Numa panela, coloque as cascas de banana com o açúcar e cozinhe até ficarem pastosas. Acrescente os demais ingredientes, exceto o chocolate granulado, e mexa até desprender do fundo da panela. Coloque num prato e deixe esfriar. Faça bolinhas, passe-as no chocolate granulado e coloque-as em forminhas apropriadas.

Sopa agridoce
3 xícaras (chá) de casca de abacaxi
5 xícaras (chá) de aipim
5 xícaras (chá) de batata-doce
1 1/2 litro de água
2 colheres (sopa) de cebola
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de açúcar*
1 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de salsa
Sal** a gosto

 Modo de preparo
Coloque em uma panela o aipim, a batata-doce e um litro de água. Leve ao fogo até que fiquem bem macios. Bata no liquidificador e reserve. À parte, coloque no liquidificador ½ litro de água e a casca de abacaxi; bata bem, peneire e reserve. Doure a cebola e o alho no azeite, acrescentando o açúcar e deixe caramelizar. Adicione o vinagre. Em seguida, junte a mistura de aipim e batata-doce e o suco de abacaxi, deixando no fogo até levantar fervura. Verifique o sal e salpique a salsa. Sirva quente.

Suflê de talos
1/2 pão amanhecido
4 xícaras (chá) de talos de agrião, espinafre e/ou brócolis
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1 colher (sobremesa) de salsa
Orégano e sal** a gosto
 

Modo de preparo
Corte o pão em fatias de mais ou menos um centímetro de largura e coloque-as de molho com 1/3 de xícara (chá) de água. Reserve. Aqueça o óleo e doure a farinha, junte o leite fervendo e mexa bem até engrossar e reserve. Pique os talos, junte o pão amolecido, as gemas batidas, a salsa, o orégano, o sal e misture bem. Por último, acrescente as claras em neve. Mexa delicadamente e adicione ao creme branco. Coloque em forma untada e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente.

 

* Os diabéticos devem trocar o açúcar por adoçante de forno e fogão.
 **Os hipertensos devem ter cuidado com a quantidade de sal adicionado.