Seja pela diversidade de tipos e preparos ou pela facilidade de encontrar nos mercados de todo o país, a batata é uma queridinha dos brasileiros. Tubérculo rico em carboidratos, contém baixa quantidade de gordura e pode ser rica em vitamina do complexo B e vitamina C, além de ter ferro, potássio, cálcio e boa quantidade de fósforo. Procuramos a nutricionista Bia Rique, autora dos livros “Comer para emagrecer” (Casa da Palavra) e “Novos conceitos de alimentação saudável” (Tecmedd), que sugere quatro receitas para aproveitar o melhor deste alimento e variar o cardápio da criançada sem descuidar da saúde.

 

Cozida na água, no vapor ou preparada no forno. São muitas as opções e receitas para integrar os diferentes tipos de batatas na rotina alimentar de crianças e adultos, sem abrir mão do sabor e da saúde, passando longe das opções já preparadas, encontradas nas prateleiras dos mercados, ultraprocessadas e abarrotadas de sal e gorduras.

 

Na concepção de Bia, apesar de a moda das dietas milagrosas que prometem emagrecimento e saúde com receitas de frango e batata-doce”, o mais importante é variar a alimentação e ter uma rotina colorida e diversa. “Nenhum alimento sozinho faz bem. O que faz com que uma pessoa tenha boa saúde, sobretudo uma criança, é o conjunto de alimentos comidos com regularidade. É importante variar: um dia batata-doce, no outro, a baroa, em seguida, a inglesa, e assim por diante.”

 

 

Confira as sugestões de receitas da Bia

 

Batata recheada suculenta

Ingredientes

3 batatas grandes;

2 colheres (sopa) de cebola roxa ralada;

1 colher (sopa) de salsa picada;

1 colher (sopa) de cebolinha picada;

1 colher (sobremesa) de azeite;

2 colheres (sopa) de ricota amassada;

1 colher (sopa) de requeijão light;

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.

 

 

Modo de Preparo

 

Lave bem as batatas em água corrente com o auxílio de uma escovinha. Coloque as batatas para cozinhar em água fervente com casca. Depois que estiverem macias, retire-as do fogo. Corte ao meio cada batata, retire a polpa e reserve.

Em uma frigideira antiaderente e preaquecida, refogue a cebola roxa, a salsa e a cebolinha no azeite. Reserve.

Em um recipiente fundo, misture a ricota com o requeijão, acrescente a polpa da batata e o refogado. Recheie então cada metade de batata com a mistura, salpique com queijo ralado e leve ao forno para dourar. Sirva a seguir.

Rendimento:      6 porções individuais

Porção Individual:     ½ batata recheada suculenta para ser consumida como acompanhamento de pratos proteicos, como peixes, aves, soja, omeletes, carnes ou frutos do mar.

Tempo de preparo:  1 hora


Batata noisette gratinada

Ingredientes

 

3 batatas-bolinha;

Sal a gosto;

Orégano a gosto;

1 colher (chá) de azeite;

Flor de sal ou sal com ervas a gosto.

 

Modo de Preparo

         Lave bem as batatas com casca em água corrente com o auxílio de uma escovinha.

         Cozinhe as batatas até que fiquem al dente na água e sal. Escorra e tempere-as com o orégano. Coloque-as num tabuleiro, pincele com o azeite e leve-as ao forno preaquecido para gratinar.

Quando dourar, retire do forno e sirva a seguir.

 

Rendimento:      1 porção individual

Porção Individual:     3 batatas noisette gratinadas para serem consumidas como acompanhamento de pratos proteicos, como peixes, aves, soja, omeletes, carnes ou frutos do mar.

Tempo de preparo:  30 minutos


Purê de batata-baroa

 

Ingredientes

 

2 xícaras de  batatas-baroas cortadas em cubinhos e sem casca;

2 xícaras de água para o cozimento;

1 colher (chá) de sal para cozinhar a batata;

1 colher (chá) margarina light;

¼ de xícara de leite desnatado.

Opcional: acrescentar 1 a 2 colheres de sopa de requeijão de búfala.

 

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte-as em cubos, colocando-as para cozinhar na água e sal. Quando estiverem bem macias, escorra e passe pelo espremedor de batatas. Coloque em uma panela, acrescente a margarina e o leite e leve ao fogo novamente até obter uma consistência bem cremosa. Divida em duas porções e sirva a seguir.

 

Rendimento:      2 porções individuais

Porção individual:     ½ xícara ou 2 colheres de sopa de purê de batata-baroa para ser consumido como acompanhamento de pratos proteicos, como peixes, aves, soja, omeletes, carnes ou frutos do mar.

Tempo de preparo:  30 minutos

 

 

 

 

 

Salada de batata light da Vovó Lourdes

 

Ingredientes

½ xícara (chá) de cebola cortada em rodelas (1 cebola média);

1 xícara de água fria para colocar as rodelas de cebola de molho;

1 punhado de sal para colocar na água em que a cebola vai ficar de molho;

3 batatas médias cozidas inteiras com casca;

1 pitada de sal para cozinhar a batata;

2 ovos cozidos inteiros (90g);

1 colher (sopa) de cheiro-verde picado bem miudinho;

1 colher (sopa) de iogurte natural desnatado;

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem;

1 colher (sobremesa) de vinagre balsâmico;

1 pitada de pimenta-do-reino;

1 pitada de sal.

 

Modo de Preparo

         Corte acebola em rodelas bem fininhas, coloque-as na água misturada com o sal, soltando-as com as pontas dos dedos e esfregando-as, para que a cebola absorva o gosto do sal e perca um pouco a acidez. Leve a geladeira, até a hora que for utilizá-la.

         Enquanto isso, cozinhe a batata inteira com casca, na água e com pouco sal. Não deixe cozinhar demais, para que fique firme. Depois de cozida, tire a pele com ela ainda quente, deixe esfriar e reserve.

         Em um recipiente grande, misture os ovos amassados com o cheiro-verde, o iogurte, o azeite, o vinagre, a pimenta e o sal. Mexa bastante para que este molho fique quase homogêneo. Se achar que o molho está muito espesso, adicione algumas gotas de água.

         Retire a cebola da salmoura e reserve. Corte as batatas em lascas médias, coloque-as numa tigela pequena, espalhe por cima a cebola e, por último, o molho, de forma que este cubra completamente a cebola.

         Conserve na geladeira em recipiente tampado até a hora de servir. Sirva gelado.

 

Rendimento:

6 porções individuais                 

Porção individual:

½ xícara de salada de batata para ser consumida como acompanhamento de pratos proteicos, como peixes, aves, soja, omeletes, carnes ou frutos do mar.

Tempo de preparo:

30 minutos

 

O Brasil possui uma grande variedade de batatas. Segundo a Associação Brasileira da Batata, pelo menos seis tipos são produzidos no país, incluindo os menos comuns de serem encontrados, como a markies e a bintje. Os mais comuns nos mercados e feiras livres são: a batata-inglesa (rica em fósforo), a batata-doce (rica em vitamina A), a batata-baroa (rica em vitaminas B e C) e a batata-bolinha (rica em vitamina B, cálcio, e fósforo).

Fonte: Diana Barros, jornalista especializada em gastronomia.