Selecionamos algumas receitas divertidas, gostosas e saudáveis sem qualquer tipo de proteína animal, contudo sem fugir das preferências das crianças, como hambúrguer, bolinho e sorvete. Confira a seguir as sugestões disponíveis no site Presunto Vegetariano (www.presuntovegetariano.com.br).

 

Sorvete de milho 

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de milho verde cru (cerca de 5 sabugos)

3 xícaras (de chá) de leite de coco caseiro (ou 1 vidrinho do industrializado mais 2 partes de água)

1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal (ou mais, se preferir)

1 pitada de sal (cerca de 1/4 de colher de chá)

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque o milho e o leite de coco, e bata bem. Coloque uma peneira sobre uma panela e coe esta mistura.
Adicione o açúcar, uma pitada de sal e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre para não empelotar. Esta mistura vai virar um creme, tipo um mingau, não muito grosso.

Espere esfriar e coloque em uma forminha de gelo. Assim que ficar em temperatura ambiente, leve ao freezer até os cubinhos ficarem congelados e duros, o que vai levar cerca de 4 horas.

Retire e espere descongelarem por cerca de 10 ou 15 minutos antes de bater no processador. Bata por cerca de 3 minutos ou até obter um creme uniforme. Está pronto para saborear e/ou servir!

 

 

Falafel

 

Ingredientes

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru (ou cerca de 2 xícaras de chá de grão-de-bico cozido)

1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 dentes de alho picados

1 xícara (de chá) de cheiro-verde picado (salsinha e cebolinha) 1 colher (de chá) de pimenta-do-reino com cominho

1 colher (de chá) de sal

2 colheres (de sopa) de azeite

1/3 de xícara (de chá) de amido de milho ou farinha de trigo

Cerca de 2 e 1/2 xícaras (de chá) de óleo para fritar

 

Molho de Tahine

1 dente de alho sem o miolo bem amassado

3 colheres (de sopa) de tahine*

2 colheres (de sopa) de água

1 colher (de sopa) de suco de limão

Sal a gosto

* É uma pasta feita de semente de gergelim.

 

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico, cubra-o com 3 xícaras de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra a água e coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, juntamente com 4 xícaras de água. Deixe-o cozinhando por 20 minutos depois que começar a chiar e escorra.

Coloque o grão-de-bico cozido e escorrido em um processador e bata até ele ficar bem triturado. Coloque esta pasta grossa em uma vasilha e reserve.

Novamente no processador, bata a cebola, o alho, o cheiro-verde, a pimenta com o cominho, o sal e o azeite até virar uma pasta uniforme. Misture este tempero com o grão-de-bico e em seguida adicione a farinha de trigo ou amido de milho e misture novamente. Cubra com plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Em uma panela, esquente o óleo. Para ver se ele está no ponto de fritura, jogue um palito de fósforo, e quando ele acender, estará no ponto.

Passe um filete de óleo nas mãos, modele bolinhas com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro e achate-as levemente. Frite-as de duas em duas até ficarem bem douradinhas. Evite mexer muito para não desmanchar. Coloque os falafel fritos em um papel toalha para absorver o excesso de gordura. Sirva-os quente ou como preferir!

 

Dica: lanche com pão sírio, alface, vinagrete e molho tahine.

 

Molho de tahine

Retire o miolo do alho e amasse-o. Misture com o tahine, a água, o limão e o sal. Se preferir, adicione mais temperos!

Lanche

Corte um disco de pão sírio ao meio, coloque o vinagrete do seu gosto, adicione folhas de alface, falafel a gosto e cubra com o molho tahine.

 

 

Hambúrguer de feijão preto

 

Ingredientes

1 xícara (de chá) de feijão preto cru

1/3 de xícara (de chá) de cebola bem picada

2 dentes de alho médios bem picados

1 colher (de sopa) de orégano desidratado

2 colheres (de sopa) de azeite

1/2 xícara (de chá) de salsinha picada1 colher (de sopa) de suco de limão

Sal a gosto

Pimenta a gosto

1/3 de xícara (de chá) de aveia em flocos finos

1/3 de xícara (de chá) de farinha de trigo integral

 

Modo de preparo

Coloque o feijão preto cru em uma vasilha, cubra-o com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Este tempo ajuda na redução do fitato.

Escorra, lave, coloque em uma panela de pressão e cubra com 2 dedos de água. Deixe cozinhar por 15 minutos depois que pegar pressão e desligue.

Retire o feijão cozido com o auxílio de uma escumadeira (deixe escorrer todo o caldo, para que não seja necessário colocar muita farinha depois no hambúrguer) e coloque em uma vasilha.

Amasse com um garfo, mas, se você quiser, pode deixar alguns grãos inteiros para dar textura ao hambúrguer.

Adicione a cebola, o alho, o orégano, o suco de limão, o azeite, a salsinha picada, tempere com sal e pimenta a gosto e misture. Adicione a aveia em flocos finos e a farinha integral. Misture bem todos os ingredientes e, caso seja necessário, adicione mais farinha, até a massa ficar modelável.

Modele os hambúrgueres e frite-os em uma frigideira antiaderente com óleo, em fogo médio, até os dois lados ficarem bem douradinhos.

Está pronto para saborear e/ou servir!